Recomece...
quarta-feira, 29 de junho de 2011
quarta-feira, 15 de junho de 2011
domingo, 12 de junho de 2011
domingo, 5 de junho de 2011
Respeitar as diferenças não basta
Andando em meio a massa sempre ouvi coisas incríveis como Eu não tenho preconceito, só não casaria com um "negão". Ou mesmo do lado masculino ouvi que Não tem problema o cara ser gay, mas sem essa de chegar perto. Criou-se o mito de que respeitávamos a diversidade. Mentira!
Estamos na verdade guardando nosso preconceitos, vivendo um politicamente correto em que não respeitar a diversidade é estar fora do mundo. Só que de verdade os preconceitos estão intrínsecos, quando nos surpreendemos com Joaquim Barbosa: negro e ministro do STF. Outra evidência de que o preconceito está sim no dia-a-dia é que duma população de maioria negra, nosso pais tem apenas um representante na maior instituição de nossa justiça. Sub-representação. E nossa personalidade fecha os olhos diante da realidade, a tal ponto de um texto que questiona isso ser considerado leviano.
Aceitamos assim as coisas, pois não nos incomoda. Já as cotas raciais nas universidades é algo que cutuca uma ferida. Educação, para negros? Universidade não é aquele lugar de gente com bom poder aquisitivo, branca, bem ao estilo da novela. Sim a televisão imprimiu um estereótipo, e aceitamos. Não venho aqui para crucificar a televisão e as novelas, que eu vejo, estou aqui para mostrar que estamos aceitando esses modelos sem nos questionar. Pior, esses modelos só são empregados porque nós gostamos e aceitamos, dando a audiência.
Talvez seja a hora de mudarmos de canal, sairmos do nosso preconceito velado e aceitarmos realmente as pessoas das formas mais diversas que elas se apresentam nesse mundo. Se talvez a temática do texto pareça ser estritamente racial, não é. Falo de todas as diferenças, e respeitá-las não basta, precisamos realmente nos aceitar.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Diálogo onírico
- Boa noite!
- É quem sabe boa noite. Noite garanto que seja, boa já é algo bem diferente.
- O que faz aqui? Não tinha compromisso com seres que pertencem ao mundo das ideias.
- Não seja tão inflexível, onde estamos aquilo que você considera real não é nada. Mas não ache que por que estamos distantes segundo os preceitos científicos que não percebo as coisas aqui.
- Percebe o que?
- Até que ponto você quer insistir com toda essa hipocrisia? Seus erros estão ai, não pense que eles são apagados apenas porque você faz segredo. Os erros não podem ser dispensados só por sua vontade. Seu querer não altera os fatos.
- Que fatos? Que erros? Hipocrisia com o que? Vem do outro lado me ver para uma bronca. E esse sorriso, é show de humor?
- Se ofende estou mexendo na ferida aberta. Curativo só esconde...
- Continue falando o que não sabe sobre o que não entendo.
- Sabe que sei, todos já sabem. Acreditava que tanto desejo mesclado com tanta cretinisse seria ignorado? Não bastava ser podre, mas tua falta de caráter tem feito de você sujo. E o pior que não ter caráter, escrúpulos e ética, você ainda consegue ser hipócrita o bastante para criticar os outros.
- Critico sim, critico o que merece citação. Aquilo que deveria se alterar.
- Critica, fala mal. Fala daquilo que não é pura constatação nos outros, mas sim algo tão seu como é seu sangue.
- Se isso tudo for verdade mesmo, o que tem você com isso? Não quero ser um desses que se assume errante e faz da honestidade bandeira. Caso tivesse erros: dissimularia, esconderia e manipularia. Sem essa falsa nobreza, assumir não altera os fatos. Mentir e omitir também não, contudo consegue-se viver sem tanto peso na consciência. Só que não me considero alguém com tais erros.
- Quer virar o jogo pro seu lado? Já começou perdendo essa, o que seus lábios dizem não mudam a realidade.
- Ganhei, porque nesse mundo que estamos eu mando. A hora que eu decidir acordar você será obrigado a ir embora, vai morrer para esse mundo. Vai voltar a ser apenas parte do mundo das ideias.
- Acorde, mas sempre se lembre eu estou no mundo das ideias. Cuide para não me encontrar nas suas...
Assinar:
Comentários (Atom)